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12 – Aprendizagem autorregulada

Aprendizagem autorregulada

Usar tecnologias digitais para apoiar a aprendizagem autorregulada dos alunos, i.e., permitir que planejem, monitorem e reflitam sobre a sua própria aprendizagem, forneçam evidências de progresso, partilhem ideias e encontrem soluções criativas.

 

Atividades Relacionadas

  • Usar tecnologias digitais (p. ex., blogues, diários, ferramentas de planificação) para permitir aos alunos planejarem a sua própria aprendizagem. Usar tecnologias digitais para permitir aos alunos recolherem informação e registarem progressos, p. ex., gravações de áudio ou vídeo, fotografias.
  • Usar tecnologias digitais (p. ex., eportefólios, blogues) para permitir aos alunos registrarem e apresentarem o seu trabalho.
  • Usar tecnologias digitais para permitir aos alunos refletirem e autoavaliarem o seu processo de aprendizagem.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente levo em consideração a possibilidade dos alunos usarem tecnologias digitais em atividades ou tarefas autorreguladas.

 

A2 – Explorador

(A2) Incentivo os alunos a usarem tecnologias digitais para apoiarem as suas atividades e tarefas de aprendizagem individuais, p. ex., para encontrarem informação ou apresentarem resultados.

  • Uso da informática como recurso didático no ensino superior: revisão de literatura (Soares 2024.pdf)
  • As tecnologias digitais nas atividades pedagógicas do ensino superior Angolano: Caracterização das práticas dos professores baseadas no modelo SAMR (Tchivangulula&Lencastre 2023.pdf)
  • Students as co-creators of technology-rich learning activities in higher education (Gros e López 2016.pdf)

 

B1- Integrador

(B1.A) Incentivo os alunos a usarem tecnologias digitais para reunirem evidências e registarem progressos, p. ex., para produzirem gravações de áudio ou vídeo, fotos, textos e para permitir aos alunos registrarem e apresentarem o seu trabalho. (p. ex., eportefólios, blogues)

  • Electronic Portfolios in Higher Education: A Review of the Literature (Lu 2021.pdf)
  • POSSIBILIDADES E LIMITES DO USO DO PORTFÓLIO NO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR (Vieira e Sordi 2012.pdf)
  • Avaliação da aprendizagem utilizando portfólios digitais: Uma análise dos portfólios produzidos por discentes no Ensino Superior (Cardoso Costa e Mercado 2023.pdf)
  • O uso de vídeos como recurso avaliativo para aprendizagem: uma experiência na educação do Ensino Superior (Tenorio Costa e Santos 2022.pdf)

(B1.B) Uso tecnologias digitais para os alunos realizarem autoavaliações.

 

B2 – Especialista

(B2.A) Uso tecnologias ou ambientes digitais (p. ex., eportefólios, blogues, diários, ferramentas de planejamento) para permitir aos alunos gerirem e documentarem todas as fases da sua aprendizagem, p. ex., para a planejamento, busca de informação, documentação, reflexão e autoavaliação.

  • The impact of self-assessment, planning and goal setting, and reflection before and after revision on student self-efficacy and writing performance (Chung Chen e Olson 2021.pdf)
  • Aprendizagem autorregulada com o uso de portfólio: análises sobre percepções discentes (Medeiros et al 2020.pdf)
  • Diários de aprendizagem como ferramenta metacognitiva: análise dos registros produzidos por professores de física em formação inicial (Boszko e Rosa 2021.pdf)
  • Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia:evidenciando um diário reflexivo (M. Souza et al 2023.pdf)

(B2.B) Ajudo os alunos a criarem, aplicarem e reverem critérios adequados para a autoavaliação, com o apoio de tecnologias digitais.

  • A autoavaliação como instrumento de autorregulação dos progressos dos alunos (Marques 2015.pdf)
  • Autoavaliação e avaliação pelos pares: uma análise de pesquisas internacionais recentes (C. Costa 2017.pdf)
  • Problem-based learning, self- and peer assessment in higher education: towards advancing lifelong learning skills (Alt e Raichel 2020.pdf)

 

C1 – Líder

(C1) Reflito sobre a adequação das minhas estratégias digitais para a promoção da aprendizagem autorregulada e melhoro-as continuamente.

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Crio novos formatos e/ou abordagens pedagógicas digitais para aprendizagem autodirigida.

  • Understanding the role of digital immersive technology in educating the students of english language: does it promote critical thinking and self-directed learning for achieving sustainability in education with the help of teamwork? (Tang 2024.pdf)
  • Unlocking Potential: Key Factors Shaping Undergraduate Self-Directed Learning in AI-Enhanced Educational Environments (Wu et al 2024.pdf)
  • Abordagens pedagógicas com tecnologias digitais e metodologias ativas (Silva Cassiano e Cerutti 2024.pdf)
  • APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA E DESIGN INSTRUCIONAL: CAMINHOS E POSSIBILIDADES (Andrade Filho et al 2024.pdf)

 

Fonte: DigCompEdu

Sumário