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11 – Aprendizagem colaborativa

Aprendizagem colaborativa

Usar tecnologias digitais para promover e melhorar a colaboração do aluno. Permitir que os alunos usem tecnologias digitais enquanto parte de tarefas colaborativas, como meio de melhorar a comunicação, a colaboração e a criação colaborativa de conhecimento.

 

Atividades Relacionadas

  • Implementar atividades de aprendizagem colaborativa, nas quais são utilizados dispositivos e recursos digitais ou estratégias de informação digital.
  • Implementar atividades de aprendizagem colaborativa num ambiente digital, p. ex., utilizando blogues, wikis, sistemas de gestão de aprendizagem.
  • Usar tecnologias digitais para trocas colaborativas de conhecimento entre alunos.
  • Monitorar e orientar alunos na construção colaborativa de conhecimento em ambientes digitais.
  • Solicitar aos alunos que apresentem digitalmente os seus esforços colaborativos e ajudá-los nessa tarefa.
  • Usar tecnologias digitais para avaliação entre pares e como suporte para a autorregulação colaborativa e aprendizagem entre pares.
  • Usar tecnologias digitais para experimentar novos formatos e métodos para aprendizagem colaborativa.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente levo em consideração a possibilidade dos alunos usarem tecnologias digitais nas suas atividades ou tarefas colaborativas.

  • Use of digital technology in education: Literature review (Taylor et al 2021.pdf)
  • Aprendizagem Colaborativa no Ensino Superior: revisão de Literatura e análise de uma prática musical colaborativa (Chinaglia e Paula 2022.pdf)
  • Aprendizagem colaborativa no Ensino Superior: uma experiência em língua estrangeira na área do Turismo (Cardoso e Chagas 2020.pdf)
  • O mural virtual como recurso para aprendizagem colaborativa em tempos de aulas remotas no ensino superior (Cerqueira 2021.pdf)

 

A2 – Explorador

(A2) Quando implemento atividades colaborativas, incentivo os alunos a usarem tecnologias digitais para apoiar o seu trabalho, p. ex., para pesquisa na internet ou para a apresentação dos seus resultados.

  • Estrategia metodológica para la integración de las TIC en los procesos de enseñanza-aprendizaje por parte de docentes de la educación superior colombiana (Solano_2023.pdf)
  • Nuevas tendencias en el uso de recursos y herramientas de la Tecnología Educativa para la Educación Universitaria (Cajamarca-Correa et al 2024.pdf)
  • EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DIGITAL: O PAPEL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO ATUAL (Nhancale et al 2023.pdf)
  • Teachers’ Beliefs About Integrating Digital Literacy Into Classroom Practice: An Investigation Based on the Theory of Planned Behavior (Sadaf e Johnson 2017.pdf)

 

B1- Integrador

(B1.A) Desenvolvo atividades colaborativas, nas quais as tecnologias digitais são utilizadas pelos alunos para a construção colaborativa do seu conhecimento, p. ex., para localizar e compartilhar informação.

(B1.B) Solicito aos alunos que documentem os seus esforços de colaboração através de tecnologias digitais, p. ex., apresentações digitais, vídeos e publicações em blogues.

 

B2 – Especialista

(B2.A) Crio atividades colaborativas em ambiente digital, p. ex., blogues, wikis, ou ambientes de aprendizagem virtual e monitoro e oriento a interação colaborativa dos alunos em ambientes digitais. 

(B2.B) Uso tecnologias digitais para capacitar os alunos a compartilhar perspectivas com outros e a receber feedback dos seus pares, também em tarefas individuais.

 

C1 – Líder

(C1) Desenvolvo diversas atividades de aprendizagem colaborativa, nas quais os alunos utilizam uma variedade de tecnologias para realizarem pesquisas em conjunto, documentarem descobertas e refletirem sobre a sua aprendizagem, tanto em ambientes físicos, como em ambientes de aprendizagem virtual. Uso tecnologias digitais para avaliação por pares e como um apoio à autorregulação colaborativa e aprendizagem entre pares.

  • Collaborative Learning in Higher Education: Evoking Positive Interdependence (Scager et al 2017.pdf)
  • Painéis de instrumentos para professores na autorregulação e corregulação da aprendizagem colaborativa no ensino superior online (Romao 2023.pdf)
  • Educação dos tempos modernos através da aprendizagem colaborativa: uma abordagem sobre EDUSCRUM (Souza Vergottini e Bernini 2018.pdf)
  • Self-regulation and shared regulation in collaborative learning in adaptive digital learning environments: A systematic review of empirical studies (Sharma Nguyen e Hong 2024.pdf)

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Uso tecnologias digitais para inventar novos formatos de aprendizagem colaborativa.

  • O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em música: discutindo a aprendizagem colaborativa para a formação docente na contemporaneidade (Cernev 2021.pdf)
  • INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO SUPERIOR (Pereira 2021.pdf)
  • Cultura digital e aprendizagem colaborativa: estratégias virtuais pós-Covid 19 (Lopes e Vieira 2020.pdf)
  • Review of research on the outcomes of embodied and collaborative learning in STEM in higher education with immersive technologies (Mira et al 2024.pdf) 

Fonte: DigCompEdu

Sumário