Como podemos ajudar?
11 – Aprendizagem colaborativa
Aprendizagem colaborativa
Usar tecnologias digitais para promover e melhorar a colaboração do aluno. Permitir que os alunos usem tecnologias digitais enquanto parte de tarefas colaborativas, como meio de melhorar a comunicação, a colaboração e a criação colaborativa de conhecimento.
Atividades Relacionadas
- Implementar atividades de aprendizagem colaborativa, nas quais são utilizados dispositivos e recursos digitais ou estratégias de informação digital.
- Implementar atividades de aprendizagem colaborativa num ambiente digital, p. ex., utilizando blogues, wikis, sistemas de gestão de aprendizagem.
- Usar tecnologias digitais para trocas colaborativas de conhecimento entre alunos.
- Monitorar e orientar alunos na construção colaborativa de conhecimento em ambientes digitais.
- Solicitar aos alunos que apresentem digitalmente os seus esforços colaborativos e ajudá-los nessa tarefa.
- Usar tecnologias digitais para avaliação entre pares e como suporte para a autorregulação colaborativa e aprendizagem entre pares.
- Usar tecnologias digitais para experimentar novos formatos e métodos para aprendizagem colaborativa.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Raramente levo em consideração a possibilidade dos alunos usarem tecnologias digitais nas suas atividades ou tarefas colaborativas.
- Use of digital technology in education: Literature review (Taylor et al 2021.pdf)
- Aprendizagem Colaborativa no Ensino Superior: revisão de Literatura e análise de uma prática musical colaborativa (Chinaglia e Paula 2022.pdf)
- Aprendizagem colaborativa no Ensino Superior: uma experiência em língua estrangeira na área do Turismo (Cardoso e Chagas 2020.pdf)
- O mural virtual como recurso para aprendizagem colaborativa em tempos de aulas remotas no ensino superior (Cerqueira 2021.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Quando implemento atividades colaborativas, incentivo os alunos a usarem tecnologias digitais para apoiar o seu trabalho, p. ex., para pesquisa na internet ou para a apresentação dos seus resultados.
- Estrategia metodológica para la integración de las TIC en los procesos de enseñanza-aprendizaje por parte de docentes de la educación superior colombiana (Solano_2023.pdf)
- Nuevas tendencias en el uso de recursos y herramientas de la Tecnología Educativa para la Educación Universitaria (Cajamarca-Correa et al 2024.pdf)
- EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DIGITAL: O PAPEL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO ATUAL (Nhancale et al 2023.pdf)
- Teachers’ Beliefs About Integrating Digital Literacy Into Classroom Practice: An Investigation Based on the Theory of Planned Behavior (Sadaf e Johnson 2017.pdf)
B1- Integrador
(B1.A) Desenvolvo atividades colaborativas, nas quais as tecnologias digitais são utilizadas pelos alunos para a construção colaborativa do seu conhecimento, p. ex., para localizar e compartilhar informação.
- USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAIS E COLABORATIVAS NO CONTEXTO DA SESSÃO DE ABERTURA DE UM PROBLEMA (Oliveira Cruz e Nascimento 2020.pdf)
- Possibilidades e desafios da prática de aprendizagem colaborativa no ensino superior (Klein e Vosgerau 2018.pdf)
- Aprendizaje Colaborativo con TiC´s en la Educación Superior (Yaxón 2020.pdf)
(B1.B) Solicito aos alunos que documentem os seus esforços de colaboração através de tecnologias digitais, p. ex., apresentações digitais, vídeos e publicações em blogues.
- THE USE OF WEBLOGS IN HIGHER EDUCATION: BENEFITS AND BARRIERS (Lujan-Mora e Juana-Espinosa.pdf)
- Los blogs educativos como herramienta para trabajar la inclusión desde la Educación Superior (Marín Muñoz e Sampedro 2014.pdf)
- O uso de vídeos no ensino de Cálculo para universitários (Evangelista 2023.pdf)
- O uso do aplicativo Canva Educacional como recurso para avaliação da aprendizagem na Educação Online (Ferreira e Silva 2020.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Crio atividades colaborativas em ambiente digital, p. ex., blogues, wikis, ou ambientes de aprendizagem virtual e monitoro e oriento a interação colaborativa dos alunos em ambientes digitais.
- Digital Collaborative Learning in Higher Education: A Systematic Review (Yang Yunus e Rafiq 2024.pdf)
- Mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: a experiência do Programa Saúde com Agente (Menezes e Candito 2024.pdf)
- EFETIVIDADE DO USO DE FERRAMENTAS DA WEB 2.0 EM AVA: COLABORAÇÃO, AUTONOMIA E AUTORIA DO ALUNO (Andrade e Carvalho 2013.pdf)
- Interacciones comunicativas y colaboración mediada por entornos virtuales de aprendizaje universitarios (Arango-Vásquez e Manrique-Losada 2023.pdf)
(B2.B) Uso tecnologias digitais para capacitar os alunos a compartilhar perspectivas com outros e a receber feedback dos seus pares, também em tarefas individuais.
- Práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais em período de pandemia (Almeida 2020.pdf)
- Recursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitais (Silva Jung e Fossatti 2021.pdf)
- Desafios da avaliação digital no ensino superior (2ºebookLEaD.pdf)
C1 – Líder
(C1) Desenvolvo diversas atividades de aprendizagem colaborativa, nas quais os alunos utilizam uma variedade de tecnologias para realizarem pesquisas em conjunto, documentarem descobertas e refletirem sobre a sua aprendizagem, tanto em ambientes físicos, como em ambientes de aprendizagem virtual. Uso tecnologias digitais para avaliação por pares e como um apoio à autorregulação colaborativa e aprendizagem entre pares.
- Collaborative Learning in Higher Education: Evoking Positive Interdependence (Scager et al 2017.pdf)
- Painéis de instrumentos para professores na autorregulação e corregulação da aprendizagem colaborativa no ensino superior online (Romao 2023.pdf)
- Educação dos tempos modernos através da aprendizagem colaborativa: uma abordagem sobre EDUSCRUM (Souza Vergottini e Bernini 2018.pdf)
- Self-regulation and shared regulation in collaborative learning in adaptive digital learning environments: A systematic review of empirical studies (Sharma Nguyen e Hong 2024.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Uso tecnologias digitais para inventar novos formatos de aprendizagem colaborativa.
- O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em música: discutindo a aprendizagem colaborativa para a formação docente na contemporaneidade (Cernev 2021.pdf)
- INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO SUPERIOR (Pereira 2021.pdf)
- Cultura digital e aprendizagem colaborativa: estratégias virtuais pós-Covid 19 (Lopes e Vieira 2020.pdf)
- Review of research on the outcomes of embodied and collaborative learning in STEM in higher education with immersive technologies (Mira et al 2024.pdf)
Fonte: DigCompEdu