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1 – Introdução ao Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores

Fonte: DigCompEdu

 

Introdução

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores1 responde à consciencialização
crescente entre muitos estados membros europeus que os educadores precisam de um
conjunto de competências digitais específicas para a sua profissão de modo a serem capazes
de aproveitar o potencial das tecnologias digitais para melhorar e inovar a educação.

O Quadro DigCompEdu visa captar e descrever estas competências digitais específicas, propondo competências elementares, organizadas em 6 áreas (Figura 1):

– a Área 1 dirige-se ao ambiente profissional num sentido lato, ou seja, ao uso de tecnologias digitais por parte dos educadores em interações  profissionais com colegas, alunos, encarregados de educação e outras partes interessadas, para o seu próprio desenvolvimento profissional e para o bem coletivo da instituição;

– a Área 2 centra-se nas competências necessárias para usar, criar e partilhar recursos digitais para a aprendizagem, de forma efetiva e responsável;

– a Área 3 é dedicada à gestão e orquestração da utilização de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem;

– a Área 4 aborda o uso de estratégias digitais para melhorar a avaliação;

– a Área 5 concentra-se no potencial das tecnologias digitais para estratégias de ensino e aprendizagem centradas no aprendente;

– e a Área 6 detalha as competências pedagógicas específicas necessárias para promover a competência digital dos alunos.

 

Para cada competência são fornecidos um título e uma breve descrição, que servem como o principal
ponto de referência. O Quadro também propõe um modelo de progressão para ajudar os educadores a avaliarem e desenvolverem a sua competência digital. Descreve seis níveis diferentes, através dos quais a competência digital geralmente se desenvolve, de modo a ajudá-los a identificarem e decidirem sobre os passos específicos a tomar para melhorarem a sua competência relativamente ao nível em que se encontram. Nos dois primeiros níveis, Recémchegado (A1) e Explorador (A2), os educadores assimilam
nova informação e desenvolvem práticas digitais básicas; nos dois níveis seguintes, Integrador (B1) e Especialista (B2), aplicam, ampliam e estruturam as suas práticas digitais; nos níveis mais elevados, Líder (C1) e Pioneiro (C2), partilham/legam o seu conhecimento, criticam a prática existente e desenvolvem novas práticas.

 

O Quadro DigCompEdu sintetiza os esforços nacionais e regionais para captar as competências digitais específicas dos educadores. Destina-se a fornecer um enquadramento de referência geral para desenvolvedores de modelos de competência digital, como sejam os estados membros, governos regionais, agências nacionais e regionais relevantes, as próprias instituições educativas e prestadores de formação profissional públicos ou privados.

 

Dirige-se a educadores de todos os níveis de educação, desde a infância até ao ensino superior e educação de adultos, incluindo formação geral e profissional, educação especial e contextos de aprendizagem não formal. Convida e incentiva a modificação e adaptação ao contexto e propósito específicos.O Quadro é baseado no trabalho realizado pelo JRC da Comissão Europeia, em nome da
Direção-Geral da Educação, da Juventude, do Desporto e da Cultura (DG EAC).

 

Instrumento de Auto-avaliação

Com base neste framework, o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)2 desenvolveu um instrumento de auto avaliação para docentes. Este instrumento procura indicar quais são suas práticas atuais e quais são as práticas possíveis de serem agregadas em sua atividade rotineira. Para cada item preenchido, o instrumento apresenta uma pontuação, sendo que 10 seria a prática plena daquela categoria, onde o docente seria referência para seus pares e 1 seria a pontuação mínima, indicando a ausência daquela prática.

 

Com estes dados, o instrumento consegue indicar ao docente materiais de consulta para leitura e reflexão, para que ele possa melhorar suas práticas nas categorias indicadas.

 

Lembramos que o instrumento é uma ferramenta de orientação em constante ajuste e aprimoramento, onde novos materiais são inseridos como indicação de leitura, portanto recomendamos revisitá-lo com frequência, para verificar se sua pontuação mudou e também para verificar novos materiais disponíveis.

 

Link para o instrumento (Anônimo, com TCLE, tempo de preenchimento aproximado: 30 minutos)

 

Independente do uso instrumento, também é possível acessar os materiais disponíveis para cada uma das categorias, basta acessar a base de conhecimento nesta categoria: Práticas Docentes


Dúvidas e sugestões, por favor entre em contato: infoea2@unicamp.br

Sumário