Educador Sérgio Leite é o novo coordenador do (EA)²

Desde 13 de junho, o (EA)² – Espaço de Ensino e Aprendizagem -, ligado à pró-reitoria de Graduação da Unicamp, possui um novo coordenador. Assumiu o cargo o psicólogo e educador Sérgio Antonio da Silva Leite, que substitui José Alves de Freitas Neto, coordenador dos últimos quatro anos. Além de ganhador do Prêmio Zeferino Vaz, Leite tem vasta experiência na área de formação de professores, alfabetização e letramento. Foi diretor da Faculdade de Educação no período de 2008 a 2012 e também coordenador da Proesf, um dos principais programas de formação de professores em serviço, além de ter participado de quase todos os programas que a Universidade desenvolveu em parceria com a Secretaria de Educação de São Paulo e com os municípios da Região Metropolitana de Campinas.

Sérgio Leite tem a responsabilidade de dar continuidade e ampliar os trabalhos de apoio didático e desenvolvimento pedagógico a docentes e assistentes de ensino (PEDs e PADs). De acordo com o novo coordenador, sua principal meta é “ampliar o suporte pedagógico aos docentes e aos coordenadores de ensino da graduação.”

Para o pró-reitor de Graduação da Unicamp, professor Luís Alberto Magna, “o professor Sérgio Leite, dada sua vasta experiência ao ocupar cargos de relevância na gestão da Educação na Unicamp, terá a incumbência, entre outras, de tornar a avaliação do ensino de graduação um instrumento amplamente aceito e participativo para permitir sua efetiva utilização no planejamento e na melhoria do ensino da graduação na Universidade.”

Sobre Sérgio Leite
O professor Sérgio Leite é campineiro, formado em Psicologia pela PUC-Cmpinas, com mestrado e doutorado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Em 1984 ingressou na Faculdade de Educação da Unicamp, onde desenvolveu sua carreira. Seu principal objeto de pesquisa foi a questão da alfabetização escolar, tema sobre o qual realizou seu doutorado, tendo várias publicações a respeito. A partir dos anos 80, incluiu nos seus estudos a questão do letramento, resultando no livro Alfabetização e Letramento (Editora Summus, em coautoria com a professora Silvia Colello, da USP), onde apresenta suas concepções sobre o assunto. A partir dos anos 90, o professor Sérgio Leite também desenvolveu um intenso programa de estudos e pesquisas sobre a questão da afetividade nas práticas escolares, em torno do qual reuniu um grupo de orientandos, que lançou, sob sua coordenação, o livro Afetividade e Práticas Pedagógicas, em 2006, pela Editora Casa do Psicólogo de São Paulo. Foi chefe do Departamento de Psicologia Educacional por dois mandatos, coordenador de Extensão e diretor da Faculdade de Educação, de 2008 a 2012. Neste ano de 2013, organizou o livro Afetividade e Letramento na Educação de Jovens e Adultos – EJA, publicado pela Cortez Editora, de São Paulo.

Publicado originalmente no portal UNICAMP