O [EA]² – Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem da Unicamp – acaba de lançar, em abril de 2025, três e-books voltados à qualificação da docência na educação superior. As publicações reúnem reflexões, pesquisas e experiências promovidas no âmbito do Programa PED+ e das atividades da Rede de Apoio ao Ensino Superior (RedAES), com organização dos professores Arnaldo Pinto Júnior, coordenador do (EA)², e Sílvio Roberto Consonni, coordenador associado.
Os volumes são resultado das atividades de diversos docentes do programa PED+ e das palestras ministradas nas Jornadas Internacionais realizadas pela RedAES em 2024, que fortalecem a parceria estabelecida entre diversas instituições públicas sediadas no estado de São Paulo. Os eventos organizados pela rede reuniram especialistas nacionais e internacionais em torno de temáticas contemporâneas como avaliação, inovação pedagógica, inteligência artificial e competências digitais.
O primeiro e-book, “Formação Docente e Experiências Vivenciadas no PED+”, apresenta debates sobre estágio docente, inclusão pedagógica, crenças docentes, motivação, vídeos didáticos, questões de saúde mental e experiências transformadoras no contexto universitário. Participaram desta edição treze autores/as envolvidas/os com o programa. Trata-se da segunda publicação oriunda das atividades docentes do PED+, sendo que o primeiro foi lançado em 2023 e encontra-se no repositório digital do [ea]2.
O segundo volume, “Formação docente para Educação Superior: Desafios e Potencialidades em Novos Contextos Universitários”, traz contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros a partir da primeira jornada internacional da RedAES. Os textos discutem temas como práticas docentes, experiências de assessoria pedagógica, papel da docência perante as recentes transformações socioculturais, formação continuada e um histórico analítico do [ea]2.
Já o terceiro e-book, “Inteligência Artificial, Competências e Tecnologias Digitais na Educação Superior”, reúne reflexões sobre o uso ético e eficaz de ferramentas digitais, o papel da IA nos processos de ensino e aprendizagem e a importância das competências digitais docentes, além de discussões acerca de videojogos, ludicidade na educação e programas inovadores.
Segundo os organizadores, as obras visam valorizar a pedagogia universitária e apoiar o desenvolvimento de práticas docentes mais inclusivas, democráticas e socialmente referenciadas. O material é gratuito e está disponível no repositório digital do [ea]2, em plataforma de acesso aberto.