Planejamento das condições de ensino

  • Version
  • Download 20
  • File Size 0.00 KB
  • File Count 1
  • Create Date 13 de abril de 2018
  • Last Updated 26 de abril de 2018

Planejamento das condições de ensino

Apresentações e fotos da 1ª edição do curso Planejamento das Condições de Ensino ministrado pelo Prof. Dr. Sérgio Antônio da Silva Leite, em 15/07/2014.

 

Sobre o Curso

Pretende-se discutir as etapas consideradas relevantes no processo de planejamento e desenvolvimento do Ensino, na universidade. Especificamente, pretende-se identificar e analisar as principais decisões que um professor deve tomar para o desenvolvimento adequado do processo de Ensino-Aprendizagem com seus alunos.

 

Conteúdos

- Conceitos de Ensino e Aprendizagem. Concepção tradicional: bases teóricas e críticas. Concepção interacionista: bases teóricas e implicações. A relação Ensino-Aprendizagem.

- Definição dos objetivos de ensino: as dimensões relevância e clareza. Os objetivos no Projeto Político Pedagógico do curso. Implicações.

- O início do processo de ensino: o repertório de conhecimentos do aluno como principal referência para o início do trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor. A Avaliação Diagnóstica como instrumento de apoio para a decisão do professor sobre o início do seu curso. Implicações.

- Identificação dos conteúdos a serem abordados durante o curso. Critérios para organização dos conteúdos. Implicações.

- Escolha dos procedimentos de ensino. Definição de atividade de ensino. A estrutura das atividades de ensino. Possíveis problemas de uma atividade de ensino. Definição de procedimento de ensino. Atividades análogas e equivalentes nos procedimentos de ensino. Possíveis problemas de um procedimento de ensino. O ensino ativo. Implicações.

- Escolha dos procedimentos de Avaliação. Conceito de Avaliação: concepções tradicional e emancipatória. Bases teóricas. Possíveis efeitos aversivos da Avaliação. Alternativas para o processo de Avaliação visando ao sucesso do processo de Ensino-Aprendizagem. Avaliação coerente e contínua. Implicações.

- As questões burocráticas e administrativas e o processo de Ensino-Aprendizagem.

Comentários estão fechados.