Coordenador do (EA)² participa de encontro do DES UEPG

Professor da Unicamp participa de encontro do DES UEPG

O professor doutor Sérgio Leite, coordenador do (E.A)², da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), esteve no encontro pedagógico do Programa DES (Docência no Ensino Superior) da UEPG

por Marilia Woiciechowski

O encontro pedagógico com o professor doutor Sérgio Leite, coordenador do (E.A)² , da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), destacou mais um espaço de ações do Programa DES (Docência no Ensino Superior) da UEPG. As atividades do encontro ocorreram na segunda-feira (12 de setembro), nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei (Rua dos Operários, s/n – Olarias). O DES é um programa integrado de ensino, pesquisa e extensão vinculado à Prograd (Pró-Reitoria de Graduação) da UEPG.

Ao longo do encontro, Sérgio Leite assinalou os diferentes aspectos que definem a atuação do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², órgão também subordinado à Pró-Reitoria de Graduação. Destacou as ações do programa que oferece serviços de apoio didático e pedagógico aos professores da Unicamp. O coordenador do (EA)² ressaltou que esse suporte volta-se para o aprimoramento do ensino de graduação, na dimensão didático-pedagógica da docência universitária.

Presenças e Dimensões

O encontro contou com a presença do reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas; e de coordenadores de cursos de graduação da instituição que atuam diretamente na gestão pedagógica; e da professora Maiza Althaus, do Departamento de Pedagogia e coordenadora do Programa DES da UEPG. Para Maiza, um dos principais desafios da docência no ensino superior é a instituição de programas de formação pedagógica para a docência universitária. Isso porque, segundo ela, eles precisam ser permanentes.

Quando trata das dimensões e conceitos da docência universitária, no contexto atual, a coordenadora do DES acentua que é ter uma formação pedagógica onde o professor iniciante se insere em um programa de formação ao longo de sua carreira; e a dimensão e cultura de desenvolvimento permanente da docência universitária direcionada ao conhecimento de múltiplos saberes – didáticos; didáticos e pedagógicos; gestão universitária. “É um trabalho que visa à valorização do ensino de graduação e do trabalho realizado na sala de aula. Não podemos nos esquecer do trabalho realizado no chão da sala de aula todos os dias”.

Troca de Experiências e Programa

A professora Maiza observa que o encontro foi uma oportunidade valiosa para troca de experiências com a Unicamp. Para a coordenadora,é a promoção do aprimoramento da docência que se impõe às universidades. “O magistério superior requer formação pedagógica e constante desenvolvimento profissional, como ocorre em todas as carreiras”. Maiza anuncia a continuidade do curso sobre mapas conceituais do Programa DES, em 22 de setembro (quinta-feira). O curso será ministrado pelo professor doutor Silvio Luiz Rutz da Silva, do Departamento de Física da UEPG.

O Programa de Formação para a Docência da UEPG se constitui num espaço voltado às atualizações constantes da formação docente, na busca de melhoria da qualidade dos cursos de graduação da instituição. Desenvolve-se através de projetos, a exemplo da Semana de Planejamento e Atualização Docente; e dos Encontros Temático: Docência no Ensino Superior – Estágio Probatório; Docência no Ensino Superior – Formação Permanente; Formação para Gestão Acadêmica; e Fóruns de Discussão e Avaliação dos Cursos de graduação da UEPG.

Outras informações Programa DES (Docência no Ensino Superior) da UEPG estão disponíveis emwww.uepg.br/des.