3ª Reunião dos NDEs traz reflexões sobre o aprimoramento da formação médica na Unicamp

3ª Reunião de NDEs traz reflexões sobre o aprimoramento da formação médica na Unicamp

No dia 24 de outubro, a sala Multiuso do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)² da Unicamp foi palco da 3ª Reunião do programa “NDEs em Movimento” de 2024, reunindo 19 docentes de diversas áreas para debater melhorias no ensino superior. O encontro destacou-se pela participação da pedagoga e doutora em Educação, Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri, que atua no curso de graduação em Medicina, oferecendo uma visão detalhada sobre os desafios e o histórico do Núcleo Docente Estruturante (NDE) no curso ao longo dos últimos nove anos.

Com um público-alvo formado por integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes, coordenadores e secretários de graduação, o evento aprofundou temas essenciais ao ensino de Medicina, com a Dra. Sílvia compartilhando as experiências do NDE da Faculdade de Ciências Médicas. Ela resgatou o início do núcleo, detalhou suas atividades ao longo dos anos e dividiu as funções centrais do NDE em três eixos: Ensino, Avaliação e Gestão. Entre as funções-chave, destacou o papel de assessoramento à Comissão de Ensino de Graduação, em que o NDE contribui na discussão curricular e pedagógica, enquanto a gestão fica a cargo da coordenação e a avaliação, sob a responsabilidade do NAV e NAPES.

Além de compartilhar sua trajetória na Unicamp, onde passou pela Faculdade de Odontologia antes de ingressar na Faculdade de Ciências Médicas, Dra. Sílvia explicou como sua especialização contribui para o desenvolvimento contínuo da formação médica. Atualmente, ela também coordena a CAAC (Coordenadoria de Apoio Acadêmico), que promove avanços em ambientes e tecnologias de ensino, além de suporte psicológico e psiquiátrico para os estudantes.

A reunião encerrou-se com uma animada discussão sobre o papel único do NDE na Medicina, com os participantes ansiosos para continuar o diálogo em março de 2025, buscando o constante aprimoramento dos cursos de graduação na Unicamp.

Comentários estão fechados.