Portal Blogs de Ciência: 180 posts e 5 mil acessos por mês

3/11/2016 – 15:37

Aula do curso de blogs de divulgação científica da UnicampA preocupação em divulgar a produção científica de uma forma voltada para o grande público e a necessidade de desenvolver novas linguagens em busca de ampliar a disseminação do conhecimento foram alguns dos desafios que levaram à criação do Portal Blogs de Ciência da Unicamp, o primeiro do gênero vinculado diretamente a uma universidade na América Latina. No ar desde o início de 2016, o Portal Blogs de Ciência da Unicamp é uma iniciativa do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), em parceria com o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e o Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação (LANTEC), da Faculdade de Educação (FE).

Atualmente existem cerca de 80 blogs criados, com uma média de 160 novos posts diários e com audiência chegando a mais de 5 mil acessos por mês. “É o primeiro portal da América Latina vinculado a uma instituição universitária, onde você junta vários pesquisadores num objetivo comum, que é criar blogs de divulgação cientifica”, afirma André Garcia, doutorando em educação e funcionário do (EA)², ligado ao projeto.

Aula do curso de blogs de divulgação científica da UnicampO Portal Blogs de Ciência é um projeto de baixo custo, que usa como base a plataforma open source WordPress. Os canais são criados ao longo dos cursos de formação, ministrados a pós-graduandos, pesquisadores e docentes, sendo que alguns blogs possuem colaboração também de graduandos sob orientação de um professor. Outros sites pré-existentes de participantes dos cursos também podem ser encampados no projeto, mas a grande maioria dos blogs do Portal foi criada diretamente para o portal. A vinculação com redes sociais como o Facebook e Twitter como forma de ampliar o alcance do portal colabora na difusão do conteúdo produzido, pois cerca de 70% dos acessos são oriundos desses canais.

O curso de formação está em sua quinta edição e possui quatro encontros presenciais, que são complementadas por outras atividades virtuais desenvolvidas na plataforma Google Classroom. “Não se trata apenas de aprender a técnica de uso da plataforma, mas também uma mudança de cultura. Estamos acostumados a escrever papers e agora não escrevo apenas nesse formato; escrevemos para leigos e pessoas que não são nossos pares”, explica Ricardo Silva, mestrando do LANTEC e membro da equipe que cuida do portal e do curso. “Propomos atividades para incentivar esse tipo de reaprendizado, pensamos em que a plataforma tecnológica pode ajudar a escrita voltada para a divulgação e outras técnicas de comunicação que a Web 2.0 permitem”.

A ideia é que os participantes do curso possam aprimorar sua comunicação, tanto pelas atividades realizadas quanto ao colocar em prática os sites criados por eles. O interesse de professores da Unicamp na participação no curso e na criação de novos blogs de divulgação cientifica, como forma de se aproximar de um novo público, é destacado pela pesquisadora do Labjor, Vera Toledo: “Nós temos jovens docentes entrando na universidade que já conhecem o formato blog, mas vêm fazer o curso para buscar informação de como divulgar ciência. E além deles temos professores mais antigos que buscam novas linguagens”. Os pesquisadores que entram no projeto recebem acompanhamento e suporte por parte da equipe do (EA)² e dos voluntários do projeto após a realização do curso.

Aula do curso de blogs de divulgação científica da UnicampA coordenadora do projeto Beatriz Jansen Ferreira, professora do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), avalia ser fundamental que a universidade demonstre para o grande público suas contribuições para o desenvolvimento cientifico e tecnológico do país, e o Portal de Blogs é uma forma de realizar essa comunicação. “Para nós é fundamental a aproximação da academia com a sociedade. Nesse contexto de crise econômica, é muito importante que mostremos para a sociedade que nos paga o que realizamos”.

Participantes
Mais de 110 pesquisadores de várias unidades da Unicamp já participaram dos cursos de formação, e o próximo será ministrado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Novas turmas estão previstas para serem abertas ao longo do ano de 2017. Os blogs criados que integram o portal são de várias áreas do conhecimento, como biologia, engenharia, esporte, física, linguística e divulgação cientificam em geral. Existe uma preocupação em atrair pesquisadores de outras áreas que ainda não foram contempladas.

Uma das participantes da quinta edição do curso é a estudante Paula Simarelli Nicolau, mestranda na Faculdade de Educação Física, que já possuía interesse anterior em divulgação cientifica em esporte como forma de transmitir o conhecimento diretamente ao público alvo e não apenas à comunidade acadêmica. “Eu sentia que tudo que estava sendo produzida na minha área não estava chegando aos mais interessados, os treinadores e professores, que estão trabalhando com o esporte em diferentes contextos”, diz Paula, que está desenvolvendo o blog Educa Esporte. “O curso é uma oportunidade para que eu possa entender como funciona a divulgação cientifica, saber divulgar o conhecimento de uma forma efetiva para quem não está acostumado com a linguagem acadêmica. É um grande desafio”.

Outro participante que já tinha uma preocupação em levar o conhecimento para além da comunidade da universidade é o professor Hudson Giovani Zanin, recém-contratado pelo Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica, da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) e responsável pela disciplina Laboratório de Eletrônica Básica II. Hudson começou a se envolver com divulgação cientifica ao realizar o curso de especialização do Labjor e hoje se dedica a incentivar o interesse em seus alunos. “Na disciplina que estou ministrando na graduação estou orientando os alunos a montarem um blog em vez de pedir relatórios tradicionais para colocar os experimentos realizados. Assim, podemos motivar novos estudantes para seguirem na carreira de engenharia. A intenção é criar o interesse, mostrando o que é feito na sala de aula no curso de engenharia elétrica. A quantidade de pessoas que podem acessar essas informações vai muito além dos muros da universidade”.

A preocupação em chegar ao público externo à universidade e despertar o interesse em ciência também é um ponto destacado pela pesquisadora Carolina Stefano Mantovani, aluna do doutorado em Ciências Biológicas e autora do blog Nas Asas do Dragão. Ela relata que começou a ter interesse em ciências ao acompanhar o extinto programa VerCiência, da TV Cultura. “Quando divulgamos nossos artigos usamos uma linguagem muito técnica, e não dá para ficarmos apenas em nossos pares. Com essas iniciativas de mostrar como a ciência está no dia a dia das pessoas, isso vai interessar a sociedade pelo trabalho dos cientistas e teremos mais apoio”.

Blogs

O Portal de Blogs de Ciência da Unicamp pode ser acessado pelo endereço www.blogs.ea2.unicamp.br, onde estão todos os sites ativos e as últimas publicações em destaque. Dentre alguns dos blogs que estão ativos estão as páginas Ciência Em Si, dedicado à divulgação em diversos temas científicos das áreas biológicas, químicas, agrícolas e ambientais; o X Ao Quadrado, voltado a discutir ciência, engenharia e computação; Ciência em Revista, blog coletivo voltado a valorizar as revistas científicas brasileiras por meio da divulgação científica; o Ciência Pelos Olhos Delas sobre a produção cientifica desenvolvida por mulheres; e o Paleoblog, sobre paleontologia e conceitos ligados às Ciências Naturais.

Original em Página da ASCOM